Para você que ainda acha que a contabilidade é um desafio...

Esse blog trata da Contabilidade Gerencial de uma forma descomplicada. São postados notícias, pesquisas, exercícios de concursos, enfim tudo o que puder auxiliá-lo a vencer esse desafio.

sábado, 29 de maio de 2010

Questões de concursos comentadas

Por: Bernardo Cherman
TRE MT CESPE 2010
De acordo com os critérios de avaliação dos elementos do passivo no balanço patrimonial, segundo a Lei n.º 6.404/1976, obrigações, encargos e riscos, conhecidos ou calculáveis, inclusive imposto sobre a renda a pagar com base no resultado do exercício, devem ser avaliados pelo:

a) custo de aquisição, deduzido do saldo da respectiva conta de depreciação, amortização ou exaustão.
b) seu valor justo.
c) valor atualizado até a data do balanço.
d) custo de aquisição ou produção, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior.
e) custo de aquisição, deduzido de provisão para perdas prováveis na realização do seu valor.

Comentários
Nos termos do inciso I do art. 184 da Lei 6404/76,
“as obrigações, encargos e riscos, conhecidos ou calculáveis, inclusive Imposto sobre a Renda a pagar com base no resultado do exercício, serão computados pelo valor atualizado até a data do balanço.”
Resposta: C
TRE BA CESPE - Técnico 2010

[No ítem a seguir] é apresentada uma situação hipotética, referente a registros contábeis, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas normas brasileiras de contabilidade. [Indique se a assertiva é correta ou errada.]

Para atender à demanda diária, determinado restaurante compra, toda madrugada, frutos do mar de uma cooperativa de pescadores, sendo que os pagamentos são realizados a cada quinze dias, dentro do mês em que ocorreu a compra. Nessa situação, essas compras devem ser registradas contabilmente, pelo restaurante, como despesas do mês.

Comentários
Afirmativa correta. O fato gerador, nos termos do enunciado, é diário (o efetivo consumo dos frutos do mar). Logo, as compras podem ser lançadas diretamente como despesas do mês, não sendo necessária a contabilização anterior no ativo (mercadorias). Apenas chamamos a atenção do enunciado que afirma que as compras devem ser registradas como despesas do mês. De fato não “devem”, o correto seria podem. Nada impede que o contador contabilize todas as compras como mercadorias e, posteriormente as lance como despesa. Coisas do CESPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário